top of page

Esporte e Lazer (EL)

Tem por objetivo a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer, ofertando modalidades coletivas como futsal, vôlei e taekwondo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física diariamente. Isso porque o esporte tem um papel fundamental na formação infanto juvenil, já que auxilia no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais.

Apesar dos benefícios da prática esportiva, o sedentarismo infanto juvenil vem crescendo nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física em nível suficiente.

A prática esportiva tem um papel fundamental no combate ao sedentarismo, um problema que se agrava cada vez mais entre crianças e adolescentes devido ao uso excessivo de celulares, notebooks e tablets. Mas os benefícios do esporte para a formação dos estudantes não para por aí.

Manter uma atividade física regular pode aumentar a consciência corporal, a imunidade e a resistência muscular, além de colaborar para o desenvolvimento da coordenação motora e do sistema cognitivo, contribuindo para um melhor desempenho em todas as disciplinas.
Além disso, o esporte auxilia na formação do aparelho cardiorrespiratório, no aumento da circulação sanguínea, em uma maior oxigenação do cérebro, no combate ao estresse e à ansiedade e ainda proporciona uma sensação de bem-estar.

Praticar atividade física regularmente também colabora para o desenvolvimento social e emocional do estudante por meio da interação com colegas da mesma idade. Assim, os estudantes aprendem a trabalhar em equipe e assimilam valores como a resiliência e a empatia.

Embasados nesses pressupostos, o componente curricular Esporte e Lazer abordará conhecimentos específicos, sistematizados, contextualizados e aprofundará estudos da Cultura Corporal abordada em Educação Física. Assim, além de consolidar a Educação Física escolar que valoriza o vasto patrimônio cultural humano, o componente curricular reafirma o modelo de ensino comprometido com uma formação que garanta aos estudantes a ação-reflexão-reação sobre os temas da cultura corporal Lutas e Esporte.

Modalidades de esportes:
• Vôlei
• Futsal
• Luta e dança: Capoeira
• Luta - Arte Marcial: taekwondo

bottom of page