top of page

Cultura e Arte (CA)

Tem por objetivo trabalhar atividades que desenvolvam habilidades de pintura, música, dança e teatro.

A componente curricular Cultura e Arte ofertada na Ampliação da Jornada Periódica visa desenvolver a leitura da língua estética do mundo. Por meio dela aproxima-se os estudantes dos signos sonoros, visuais, gestuais, motores, textuais, táteis e verbais que engendram as linguagens artísticas e se estendem a outros campos da cultura, ou seja, da estesia de nossos sentidos à estética das criações. Por intermédio da cultura e da arte é possível convidar os estudantes a ler a imagem de uma pintura renascentista e um anúncio publicitário digital, em momentos distintos ou comparando-os.

A experiência artística promove o exercício da liberdade, tanto na forma de acesso aos signos culturais quanto em seu aspecto criativo. Uma linha em um projeto de trabalho didático pode ser a linha riscada, pintada, esticada, dobrada, marcada com um gesto, traçada na trajetória de um movimento, a linha do tempo, das pautas da partitura, da faixa de pedestre, dos fios de alta tensão, dos fios da instalação e, inclusive, dos fios de nosso cabelo. A Arte lida com a potência latente, com o que poderá ser: um novo olhar, outra interpretação ou uma invenção.

Fazendo a interlocução com a BNCC, a Cultura e Arte está ligada com a Área de Linguagens. Essa relação se deve à compreensão que:
"As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos". (BNCC, 2017).

Para atender o que recomenda a BNCC, a proposta curricular do componente eletivo Cultura e Arte contempla as seguintes dimensões do conhecimento:
• Música: expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
• Dança: se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.
• Teatro: instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores.

Desse modo, espera-se que o componente Cultura e Arte contribua com o aprofundamento das aprendizagens nas diferentes linguagens – e no diálogo entre elas e com as outras áreas do conhecimento –, com vistas a possibilitar aos estudantes maior autonomia nas experiências e vivências artísticas.

Contato

Dúvidas? Fale conosco.

WhatsApp

Rua Londrina, 1870. Bairro Country. Cascavel-PR.

85812-050

Segunda à sexta:

07:30 - 18:20

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

© 2024 Escola Phoenix

bottom of page